Como manter a empresa em segurança durante a pandemia da Covid-19?

Nesse momento de crise provocado pela Covid-19, as empresas têm uma responsabilidade extra para evitar a disseminação do vírus. O cenário internacional indica que o distanciamento social é a medida de prevenção mais indicada, então é preciso repensar todas as relações de trabalho para garantir a saúde e a segurança dos colaboradores.

Esse é um ponto importante porque, por mais que 80% dos infectados vão se recuperar sem precisar de um tratamento especial, há aqueles que precisarão de internação. Como o vírus se espalha em uma taxa bem mais alta do que o da gripe comum, há um maior número de pacientes graves de forma simultânea. E isso pode colapsar o sistema de saúde, pois todos necessitam de atendimento imediato.

Esse é um ponto que impacta diretamente na taxa de mortalidade. Até sexta-feira, 10 de abril, o Brasil estava próximo dos 20 mil casos confirmados de Covid-19 e ultrapassou a barreira dos mil mortos. A tendência, porém, é que esses números sejam maiores à medida que a doença for se espalhando pelo país. Em Minas Gerais, por exemplo, a Secretaria de Saúde projeta que o pico de acometimento da população seja na primeira semana de maio. Daqui em diante, os recordes negativos serão mais frequentes e todos precisam se preparar para isso.

Mas, mesmo que a recomendação seja manter o isolamento social, alguns setores da economia são essenciais para a sociedade e não podem parar. Apesar disso, os riscos continuarão a existir. O que se pode fazer é minimizá-los. Pensando nisso, a Prollabor criou um plano emergencial para atendimento nesse período, adequando os 30 anos de experiência na área de Segurança e Saúde do Trabalho à atual necessidade dos clientes:

1. Elaboração de Plano de Contingência

Em um momento de crise sanitária como o que estamos vivendo, é preciso criar meios para prevenir os riscos de contaminação presentes no ambiente de trabalho. Para identificá-los e criar as estratégias corretas de combate, a Prollabor está oferecendo a seus clientes o Plano de Contingência.

Após uma consultoria completa e abrangente, é preparado um relatório completo para redução dos riscos encontrados. O documento é construído de forma individualizada, levando em consideração as características do negócio. Para isso, são consideradas cinco grandes áreas:

• Monitoramento e comunicação de riscos à saúde;
• Mapeamento de áreas, funções e ações para proteção individual e coletiva;
• Preparação de plano de descontaminação de áreas (incluindo orientações sobre higienização e limpeza);
• Recomendação de profissionais de saúde in company, caso necessário;
• Desenvolvimento de processos e políticas direcionadas para aumentar o distanciamento.

2. Descontaminação de áreas

Umas das ações previstas no Plano de Contingência é a descontaminação de áreas, mas esse procedimento também pode ser feito de forma independente. Nele, as áreas de empresa que recebem muitos visitantes ou possuem um alto fluxo de pessoas passam por um processo de desinfecção e sanitização.

3. Canal Direto

Os clientes da Prollabor têm acesso a um canal exclusivo, por telefone ou videoconferência, para tirar dúvidas e receber orientações sobre a Covid-19. Nossos profissionais de saúde estão disponíveis para oferecer orientações, realizar triagens e prestar serviços junto aos funcionários e clientes da empresa.

4. Profissionais in company

Caso seja necessário, a Prollabor disponibiliza profissionais de saúde para atuar dentro da sua empresa. Médicos, enfermeiros ou auxiliarem de enfermagem podem dar orientações, realizar triagem e prestar outros serviços de saúde que forem necessários para a equipe.

5. Telemedicina

Caso as medidas de prevenção não se mostrem eficazes e um dos funcionários apresente os sintomas da Covid-19 ou seja diagnosticado com a doença, a Prollabor poderá realizar um acompanhamento médico a distância exclusivo. Durante o período de isolamento, o colaborador é monitorado diariamente pela equipe médica, que será responsável por orientá-lo sobre como lidar com os sintomas. Se o caso piorar, esses profissionais poderão direcioná-lo para um atendimento especializado.

Como podemos te ajudar?

Mais do que nunca, esse é um momento para permanecermos unidos. Só com um trabalho em equipe será possível vencer essa crise e minimizar as consequências futuras. Queremos estar próximos de você nesse momento para fornecer a segurança necessária para seus colaboradores. Entre em contato para avaliarmos as necessidades da sua empresa.

 

Fale Conosco